Painel em Shiny para consulta a dados disponibilizados pela CVM

Autor: Anderson Ferreira


Por trabalhar no mercado financeiro, no meu cotidiano preciso consultar dados de fundos na CVM(Comissão de Valores Mobiliários) com frequência. Essas consultas costumam ser demoradas e pouco práticas a depender da quantidade de fundos a serem consultados, o que dificulta a de comparação de dados, tarefe de extrema importância.


Até que descobri no Portal Brasileiro de Dados Abertos (www.dados.gov.br), um arquivo com dados cadastrais dos fundos 555 da CVM e facilitou muito o meu trabalho.


Decidi então criar um painel em Shiny para consultar esses dados de forma facilitada e que permitisse comparar os diversos fundos utilizando filtros.


Acesse ele aqui: https://andhherson.shinyapps.io/INFO_CADASTRAIS/


A tarefa não foi fácil, mas gostei muito de realizá-la pelo aprendizado que me gerou e por poder contribuir com a difusão da informação e conhecimento, numa área em que precisamos muito avançar.


Vamos à tabela.


Para economizar espaço, ela mostra somente os fundos com status "Em funcionamento normal". Fundos em fase pré-operacional ou cancelados foram excluídos.


São mais de 17 mil fundos e para facilitar a consulta adicionei algumas funcionalidades. É possível selecionar a Classe do Fundo, a Data do arquivo da CVM, as colunas que são mostradas e em toda tabela existem filtros.


A Instrução CVM 555 institui as classificações dos fundos no Brasil: multimercado, ações, renda fixa e etc. Nessa parte da tabela você pode selecionar qual ou quais classes deseja consultar de forma bastante simples.


Logo abaixo é possível selecionar a data do arquivo divulgado pela CVM com os dados dos fundos. Nele constam informações fornecidas pelos participantes do marcado referentes a dias anteriores.



Continuando, adicionei também a possibilidade de selecionar quais das 36 colunas serão mostradas. São informações como CNPJ, nome, taxa de administração, taxa de performance, tributação, patrimônio líquido, gestor, administrador e etc.


Por fim, em todas as colunas da tabela existem filtros que podem ser acionados para filtrar as informações desejadas. Em algumas abre-se uma janela de seleção e em outras uma barra de rolagem.



Dependendo da ação a tabela pode demorar a carregar por conta do grande volume de dados. Se eles sumirem basta aguardar a aplicação rodar. É importante observar que alguns dados demonstram-se imprecisos, o que atribuí à grande quantidade de fundos que a CVM monitora.


Espero que esse trabalho possa facilitar o acesso à informação do mercado brasileiro de fundos. Ele ainda não está acabado e as inovações serão implementadas conforme meus conhecimentos em programação de R vão avançando.


Os pacotes usados são DT, readr, dplyr, shinyBS, shinydashboard, bizdays.


Opiniões e sugestões de como melhorar a tabela serão bem-vindas. Gostou dela? Me diz aqui como ela pode ser útil?


Abs


0 views

Copyright © 2020 Trading com Dados Ltda.